Ressaca do mar derruba três barracas na praia de Jacumã.

Os moradores da praia de Jacumã ficaram assustados 
com a violência das ondas 
(Foto: Divulgação-PM)
Três barracas caíram na madrugada deste sábado (90), na praia de Jacumã, litoral sul, após serem atingidas por fortes ondas que castigam a costa paraibana desde a última segunda-feira. A Capitania dos Portos da Paraíba alertou que ondas de até três metros de altura atingiria o litoral nesta semana.
Na madrugada de hoje, moradores e pescadores da praia de Jacumã, no município de Conde, foram pegos de surpresa com a ressaca do mar, que arrastou entulhos que estavam à beira mar e atingiu três bares.
A ressaca é um movimento anormal das ondas do mar sobre si mesmas na área de rebentação, causada por rápidas e violentas mudanças climáticas.  
O comandante da Polícia Ambiental da Paraíba, major Lucas, os banhistas devem tomar cuidado com pedaços de madeira das barracas que podem estar soltas dentro do mar.
A Capitania dos Portos recomenda que os pescadores, as embarcações de pequeno porte e embarcações de recreio evitem navegar durante o período de ressaca.
A Marinha também orienta que as demais embarcações, de grande porte, redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamento de rádio e demais itens de segurança.
O órgão informa que por questão de segurança, as pessoas que praticam esportes náuticos também devem evitar no mar.
A Capitania dos Portos da Paraíba colocou a disposição os telefones (Disque Segurança da Navegação 0800-281 30 71); (Emergências Fluviais e Marítimas - 185) ; (Plantão Capitania dos Portos: 3241-2805)  (WhatsApp (83) 99302-9204), em caso de emergência.   

Comentários
0 Comentários